PARTILHA/COLABORAÇÃO

Nishant Redkar engenheiro de software registou o seguinte no seu blogue: "Um homem sábio disse uma vez: [A privacidade é a condição de ficar sozinho, fora da vista do público e no controlo das informações que as outras pessoas têm sobre si]".


"Está a emergir na nossa vida uma nova civilização e por toda a parte há cegos que tentam suprimi-la.
(...) Outros, aterrorizados com o futuro, entregam-se a uma desesperada e inútil fuga para o passado e
tentam restaurar o mundo moribundo que lhes deu vida." (in "A Terceira Vaga", Alvin Toffler, p.13).

06/12/2007

ESCOLA, TIC'S E SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO


A estratégia de acrescentar a tecnologia às actividades já existentes na escola e nas salas de aula, sem nada alterar nas práticas habituais de ensinar, não produz bons resultados na aprendizagem dos estudantes. Esta tem sido, contudo, uma das estratégias mais usadas, disso não tenhamos dúvidas. Existe ainda grande dificuldade por parte dos professores no uso das tecnologias, concretamente as computacionais. Além disso a integração inovadora das tecnologias exige um esforço de reflexão e de modificação de concepções e práticas de ensino que muitos dos professores não está disponível para fazer. Alterar estes aspectos não é tarefa fácil pois é necessário esforço, persistência, empenhamento e sobretudo acreditar. Mesmo aceitando mudar alguma coisa, alguns professores pensam que é suficiente colocar os computadores com algum software ligados à Internet nas salas de aula que os alunos vão aprender e as práticas se vão alterar. Não é assim e não tem sido fácil levar os professores a compreender as razões de fundo que levam à necessidade da mudança. Os efeitos positivos da utilização das TIC só se verificam quando os professores acreditam e se empenham efectivamente na sua aprendizagem e domínio e quando desenvolvem actividades criativas que explorem as possibilidades oferecidas pelas tecnologias. Para isso é necessário que os professores as utilizem com os alunos, aceitando que por vezes aprendem com eles no que se refere a aspectos técnico mas que será o professor a apoiar os alunos no sentido de construir conhecimentos significativos e a desenvolver projectos integrando criativamente as novas tecnologias no dia a dia.
Não é portanto, suficiente introduzir os computadores e a Internet nas escolas para se obterem resultados/alterações positivos/as na aprendizagem do aluno. É preciso modificar a organização dos espaços e das actividades a desenvolver para que as novas ferramentas possam contribuir para adquirir conhecimento disciplinar.
Por outro lado, o uso das tecnologias nas práticas educativas pode contribuir para uma maior literacia tecnológica de alunos e professores e motivar para a criação de redes de relações, comunidades que motivam a integração do conhecimento. Isto é o caminho para a sociedade da informação que se está a instalar inevitavelmente.

2 comentários:

utopia-x-7 disse...

Só depois de interiorizado, o que aqui dizes, pelos professores, alunos e toda a sociedade em geral, poderemos sonhar com bons resultdos na Educação no futuro.

DORA disse...

sem duvida, utopia, mas tem que se começar pelo menos a perceber que sem estas mudanças efectivas a escola é definitivamente ultrapassada. Alias estou em crer que os nossos alunos não deixarão. Eles são o motor da mudança.