PARTILHA/COLABORAÇÃO

Nishant Redkar engenheiro de software registou o seguinte no seu blogue: "Um homem sábio disse uma vez: [A privacidade é a condição de ficar sozinho, fora da vista do público e no controlo das informações que as outras pessoas têm sobre si]".


"Está a emergir na nossa vida uma nova civilização e por toda a parte há cegos que tentam suprimi-la.
(...) Outros, aterrorizados com o futuro, entregam-se a uma desesperada e inútil fuga para o passado e
tentam restaurar o mundo moribundo que lhes deu vida." (in "A Terceira Vaga", Alvin Toffler, p.13).

04/03/2008

O IMPACTO REAL DAS NOVAS TECNOLOGIAS

No plano empresarial as TIC estão a tornar-se uma questão de gestão, situação na qual ainda não se tinha pensado a fundo antes do polámico mas útil artigo de Nicholas Carr.
Carr1 (2003) sugeria no seu artigo "TI Doesn't Matter" que as tecnologias de informação (TI) não trariam vantagens competitivas às empresas por serem disponível e acessíveis a todos. Ou seja os investimentos em TI não proporcionavam vantagens estratégicas às empresas porque assim que uma empresa adoptava uma tecnologia nova, logo os seus concorrentes faziam o mesmo.
Estes argumentos de Carr foram contestados por alguns, deram origem a um debate intenso mas acima de tudo provocaram a reflexão que dura até hoje.
Os gestores de TI precisavam de demonstrar que investir em TIC era um bom negócio. Este aspecto tornou-se de fundamental importância. Seria necessária uma análise prévia dos investimentos, baseada em práticas e métodos adequados para garantir benefícios. Estes esforços têm tornado a TI mais forte.
A capacidade das empresas sobreviverem e terem sucesso está assim relacionada com a forma como assimilam as tecnologias, beneficiando das suas potencialidades, o que implica a necessidade de se transformarem, em termos de estratégias e da forma como estas são operacionalizadas.
Também a Escola pode fazer dos argumentos de Carr uma lição a registar. Há dois extremos a ter em conta, por um lado há ainda, em Portugal, muitas escolas que estão longe de ter um parque tecnológico suficiente, e por outro há escolas nas quais não faltam equipamentos tecnológicos. No entanto a escola ainda não atingiu níveis de maturidade na utilização das TIC que permita fazer grande distinção entre umas e outras.
As TIC são um factor fundamental de desenvolvimento de múltiplas capacidades mas dependem muito da forma como são utilizadas, isto é, das pessoas e dos seus processos de trabalho. A interacção pessoas, processos e tecnologias é a chave de entrada na verdadeira sociedade do conhecimento.

[1] Carr, N. (May, 2003). IT doesn’t matter. Harvard Business Review, pp. 5-12.

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