PARTILHA/COLABORAÇÃO

Nishant Redkar engenheiro de software registou o seguinte no seu blogue: "Um homem sábio disse uma vez: [A privacidade é a condição de ficar sozinho, fora da vista do público e no controlo das informações que as outras pessoas têm sobre si]".


"Está a emergir na nossa vida uma nova civilização e por toda a parte há cegos que tentam suprimi-la.
(...) Outros, aterrorizados com o futuro, entregam-se a uma desesperada e inútil fuga para o passado e
tentam restaurar o mundo moribundo que lhes deu vida." (in "A Terceira Vaga", Alvin Toffler, p.13).

05/01/2010

ANDRAGOGIA

Andragogia é um caminho educacional que tem como finalidade principal compreender o adulto. É a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida).
O aluno adulto busca desafios e soluções de problemas, directamente relacionados a situações práticas do seu quotidiano. Por isso a sua aprendizagem é factível e aplicável.
O Educando adulto procura na realidade académica uma realização tanto profissional como pessoal, e aprende melhor quando o assunto é de valor imediato.
Este aluno adulto aprende com os seus próprios erros e tem a imediata consciência do que não sabe e até que ponto a falta de conhecimento o prejudica.
Na educação dos adultos o currículo deve ser estabelecido em função das suas necessidades, pois são indivíduos independentes e auto-conscientes.
Neste processo os alunos aprendem, não somente recebendo informações e conceitos mas também partilhando a sua própria experiência. Daí que o papel do professor não seja tanto o de ensinar mas sim o de orientar aprendizagens relacionando-as com os conhecimentos anteriores de cada indivíduo.
Desta coexistência e participação podem resultar aprendizagens com contornos bastante originais que fazem da aprendizagem de cada um, uma partilha colaborativa muito importante.

Dora

Sem comentários: