PARTILHA/COLABORAÇÃO

Nishant Redkar engenheiro de software registou o seguinte no seu blogue: "Um homem sábio disse uma vez: [A privacidade é a condição de ficar sozinho, fora da vista do público e no controlo das informações que as outras pessoas têm sobre si]".


"Está a emergir na nossa vida uma nova civilização e por toda a parte há cegos que tentam suprimi-la.
(...) Outros, aterrorizados com o futuro, entregam-se a uma desesperada e inútil fuga para o passado e
tentam restaurar o mundo moribundo que lhes deu vida." (in "A Terceira Vaga", Alvin Toffler, p.13).

17/11/2007

OS MANUAIS ESCOLARES

Os manuais são auxiliares preciosos no apoio à aprendizagem na generalidade das disciplinas, e nos últimos anos tem-se assistido ao aparecimento de manuais cada vez mais atractivos, nomeadamente a nível gráfico, constituindo-se como projectos que contêm não só o livro do aluno, como cadernos de actividades, transparências, cassetes de áudio e de vídeo, cds, etc.
Mas é fundamental que os professores que adoptam os manuais sejam críticos em relação ao que estão a adoptar e não se deixem fascinar apenas pelo acessório, mas analisem bem se o manual é, efectivamente, um auxiliar de qualidade. Assim deve haver, por parte dos autores, um cuidado especial na sua concepção e, por parte dos professores, um cuidado especial na sua escolha, de modo a que ele se constitua, efectivamente, como um bom instrumento de trabalho e contribua para a qualidade de ensino.
Talvez fosse interessante que os critérios de adopção dos manuais escolares sejam, não só do conhecimento mas também discutidos com os pais e alunos.

Sem comentários: