PARTILHA/COLABORAÇÃO

Nishant Redkar engenheiro de software registou o seguinte no seu blogue: "Um homem sábio disse uma vez: [A privacidade é a condição de ficar sozinho, fora da vista do público e no controlo das informações que as outras pessoas têm sobre si]".


"Está a emergir na nossa vida uma nova civilização e por toda a parte há cegos que tentam suprimi-la.
(...) Outros, aterrorizados com o futuro, entregam-se a uma desesperada e inútil fuga para o passado e
tentam restaurar o mundo moribundo que lhes deu vida." (in "A Terceira Vaga", Alvin Toffler, p.13).

06/01/2008

"Todos diferentes, todos iguais"

Esta é uma expressão frequentemente ouvida em diversos contextos. Quem tem a profissão de professor depara-se por vezes com o desafio de ensinar crianças e jovens portadores de "diferenças" de diversa indole. Gerir a situação de diferença" para que e consiga criar contextos de aprendizagem o mais "iguais" possível, exige a mobilização de recursos e estratégias diversificados.
Todos diferentes, todos iguais... como poderemos tentar tornar esta expressão verdadeira quando temos por missão ensinar jovens cujos códigos e estratégias comunicacionais não dominamos? Este é um dos problemas que se coloca quando um professor ouvinte está perante uma turma de alunos surdos.

(Paiva, A. P., (Setembro 2007, pag. 16 )Física, comunicação ou... integração? Na Rota da Sociedade do conhecimento - As TIC na Escola,Universidade Católica Editora)

2 comentários:

Anónimo disse...

Na verdade todos os alunos são diferentes uns dos outros. O Professor deve estar sempre alerta para as diferenças. O aluno surdo é mais um desafio dentro de muitos que o professor enfrenta. Claro que este é um desafio especial que necessita de ajuda e de pesquisa de informação especializada.

utopia-x-7 disse...

Todos temos algo de deficiente. Que é o mesmo que dizer que ninguém é perfeito.
Eu, que trabalhei com rapazes e raparigas especiais, na área das artes plásticas, posso acrescentar que não há alegria maior do que constatar o resultado da criação de situações de oportunidade, a pessoas com mais obstáculos ainda do que nós.