PARTILHA/COLABORAÇÃO

Nishant Redkar engenheiro de software registou o seguinte no seu blogue: "Um homem sábio disse uma vez: [A privacidade é a condição de ficar sozinho, fora da vista do público e no controlo das informações que as outras pessoas têm sobre si]".


"Está a emergir na nossa vida uma nova civilização e por toda a parte há cegos que tentam suprimi-la.
(...) Outros, aterrorizados com o futuro, entregam-se a uma desesperada e inútil fuga para o passado e
tentam restaurar o mundo moribundo que lhes deu vida." (in "A Terceira Vaga", Alvin Toffler, p.13).

11/01/2008

EU E OS MEUS ALUNOS


Quando comecei a fazer a Especialização em Informática Educacional comecei a compreender que nem sempre ou até, (por que não dizer?) quase nunca é o aluno o único responsável pela sua dificuldade de aprendizagemo. Percebi que para se trabalhar com/em educação é necessário um "algo mais", que não se explica facilmente, algo que faz com que aceitemos participar de um processo de construção.
Através das aprendizagens feitas nesta área, a minha postura frente aos problemas de aprendizagem dos alunos, foi sofrendo alterações. Sempre tive tendência para tentar tratar cada aluno como sendo único, no entanto passei a agir de forma diferente (quer com alunos quer com colegas), respeitando ainda mais a individualidade de cada um ajudando, principalmente os alunos, a perceber a importância de aprender, sempre no sentido de atender à sua aplicação à vida.
O que nos cabe, como educadores que somos, é saber que enfrentaremos sempre obstáculos, que nunca estaremos prontos, e que crescemos a cada dia, quer com as nossas experiências quer com as de nossos alunos.
Cada professor deve ser um eterno aprendiz.

3 comentários:

Lurdes disse...

"Como ninguém, a professora exerce com maestria a sua função.
A professora já foi aluna e, concertesa, muitas coisas não entendia; hoje precisa de se fazer entender, criar soluções.
No seu dia-a-dia a sua capacidade de amar é colocada à disposição de todos.
Quando a professora volta para casa, a tarefa ainda não está terminada, mas a sua consciência está em paz.
Corre em paralelo com o tempo para não ficar ultrapassado.
Aceita-se toda por dentro para mostrar a seriedade que é exigida e ainda sorrir para aqueles que precisam de afecto.
Na sua angústia existencial ainda se propõe a ajudar quem a procura.
Avalia...que coisa difícil é avaliar. Aprova, reprova e finalmente recupera.
Pelos caminhos da vida a professora vai encontrando muitas portas...umas quase se fecham, quando se deveriam abrir. Outras que se abrem, quando deveriam estar fechadas.
Portas sombrias, enferrujadas, à espera de alguém ansioso por um toque; outras escancaradas pela falta de responsabilidade e amor.
E a professora, passo a passo, vai contribuindo para cada uma delas.
Transforma, ilumina, esclarece, compreende e vence o desafio.
É o suave mistério da sua vocação.
Como a professora é importante!!"

Autor desconhecido

utopia-x-7 disse...

Todos devemos estar disponíveis para sermos os eternos aprendizes, como diz a canção, mas na área da Educação então, não só o desafio é enorme, como também a
responsabilidade. É aqui que se joga o futuro.
A Dora está no caminho certo. Revela qualidades/preocupações de uma de verdadeira professora. Queiram os nossos governantes atentar nestes preciosos recursos humanos!...

João Paulo disse...

Não há dúvida que a questão é interessante, mesmo interessante! Concordo contigo Dora!. Ser Professor, também é ser, simultaneamente, Aluno!.. Professor que quer ensinar e Aluno que quer aprender!!.. Felizes dos Alunos que tem bons Professores (e há muitos bons professores!!) e felizes dos Professores que têm bons Alunos!!.. A vida é ela uma Escola!! dela se devem retirar os grandes ensinamentos! Haja uma linha de Pensamento inteligente, racional, sensata, convergente, e em torno dela façam-se girar os casos particulares!!... Junte-se uma pitada de AMOR.... e assim tudo resultará!!...
Logo que possível, gostava de conversar contigo sobre o tema... Tu sabes que sou dos guardam gratas recordações dos meus Professores!!... Pena se eu não fui Aluno à altura!
Obrigado Dora