PARTILHA/COLABORAÇÃO

Nishant Redkar engenheiro de software registou o seguinte no seu blogue: "Um homem sábio disse uma vez: [A privacidade é a condição de ficar sozinho, fora da vista do público e no controlo das informações que as outras pessoas têm sobre si]".


"Está a emergir na nossa vida uma nova civilização e por toda a parte há cegos que tentam suprimi-la.
(...) Outros, aterrorizados com o futuro, entregam-se a uma desesperada e inútil fuga para o passado e
tentam restaurar o mundo moribundo que lhes deu vida." (in "A Terceira Vaga", Alvin Toffler, p.13).

31/03/2008

UM EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS NA ESGP

Um exemplo concreto de boas práticas, com recurso a todas as estratégias que sejam motivadoras e promotoras da aprendizagem, na nossa escola (ESGP) é a colega Élia Mira.

A minha filha é aluna do 11º ano Turma G e aluna da referida professora na disciplina de história. Esta professora adoptou a 100% as tecnologias perseguindo formas de cativar e envolver os alunos pois compreende a urgência da mudança na escola. Utiliza há muito as mais variadas formas de contacto com os alunos, para fazer circular a informação.

Nesta paragem da Páscoa, à semelhança do que faz em outras paragens e até fins-de-semana, esteve sempre em contacto com eles; via e-mail, msg de telemóvel, Messenger, etc., de forma a levá-los à sua disciplina na plataforma Moodle, onde os esperam sempre trabalhos interessantes, tarefas aliciantes e desafios constantes para os alunos desenvolverem, enfrentarem e resolverem.

A relação que a professora estabelece com os alunos é de tal forma interactiva que fomenta o trabalho contínuo e colaborativo. Os alunos assimilam os conteúdos de história, regras de cidadania e fazem outras aprendizagens, pela auto-aprendizagem, de uma forma que lhes dá algum prazer e sem sentirem que é uma obrigação, ou uma aula. Esta estratégia leva os jovens a aprender-fazendo, de uma forma lúdica e motivadora.

Nesta interacção constante, o telemóvel tem sido um instrumento precioso e uma tecnologia indispensável para fazer, de forma simples, a ligação entre vários alunos da turma e entre eles e a professora. Esta professora não desdenha nenhuma das formas de fazer circular a informação e consequentemente aprendizagens, sem dia nem hora marcada.

É um exemplo a seguir. Parabéns Élia!

Sem comentários: